terça-feira, 29 de outubro de 2013

Fundamentação Teórica

Fundamentação Teórica

 ·         Energia elétrica

     A ideia do protótipo surgiu após um dos criadores procurar uma solução tentado reduzir gastos de energia elétrica de aparelhos que eram esquecidos ligados ou em standby. Ao se pesquisar sobre soluções voltadas para residência e microempresas encontra-se um nicho de mercado muito pouco explorado pois, ela se encontra majoritariamente para solucionar problemas de empresas grandes,  que utilizam tensão e corrente muito acima das comumente vistas.
A corrente elétrica é o fluxo de elétrons, partículas subatômicas fundamentais para a condução elétrica, que passam no condutor. Alessandro Volta, físico italiano, demonstrou em 1800 o que seria a primeira fonte de corrente elétrica utilizando a reação química entre metais e uma solução de ácido, hoje o mesmo conceito ainda é utilizado nas pilhas.
A energia elétrica é gerada a partir de energia mecânica, energia nuclear, reação química, calor, luz ou ciclo termodinâmico. Após passar por um alternador é transportada e distribuída pelas redes elétricas primárias das companhias de energia e chegam nas residências, indústrias e comércios com tensão reduzida devido a transformadores instalados nos pontes de transmissão, que diminuem a tensão de até 34,5KV das redes primárias para as tensões entre 110V e 440V vistas em casas e fábricas. Assim, ela chega na chave geral, que é utilizada para isolar a rede externa, que possui corrente elétrica constantemente, da rede interna. Após esse procedimento a rede elétrica é dividida de acordo com as áreas e equipamentos daquela rede. Normalmente, essa divisão ocorre através do quadro de distribuição, onde ficam os disjuntores, que são dispositivos eletromecânicos que interrompem a passagem de corrente elétrica automaticamente em casos de sobrecargas ou curto-circuitos. Exceto nestes casos, a corrente elétrica é constante nos condutores, portanto, não há nenhum tipo de controle quanto a equipamentos que possam utilizar a carga para mantê-los em estado de espera.

·         Arduino

      O Arduino é uma plataforma open-source de prototipação, fabricado originalmente pela empresa SmartProjects, situada na Itália, onde é possível desenvolver milhares de estudos nas áreas de robótica, mecânica e tecnologia em geral. Apesar de a empresa ser fundada em 2004, o Arduino foi lançado em 2005 no mercado, e hoje é muito utilizado por cientistas, curiosos e experts da área devido ao baixo custo de aquisição, o projeto é realizado em uma das linguagens de programação mais utilizadas hoje em dia, grande quantidade de material de referência e inúmeros estudos a serem pesquisados. Ao desenvolvedor, é necessário ter o domínio intermediário de eletrônica e de programação OO, pois sua linguagem de desenvolvimento é o C++. A plataforma vem com vários pinos onde são conectados os Shields, expansões que possibilitam o desenvolvimento de aplicações específicas de acordo com o objeto de estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário